segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O Deus-Homem - A Fundação da Verdade Ortodoxa - Man and God-Man - (São Justino Popovich)



Todas as verdades da Ortodoxia emergem de uma Verdade e convergem em uma Verdade, infinita e eterna. Essa verdade é Cristo, o Deus-Homem. Se você experimentar qualquer verdade da Ortodoxia, até o limite, inevitavelmente descobrirá que a sua essência é Cristoo Deus-Homem. De fato, todas as verdades da Ortodoxia não são, senão, diferentes aspectos da única Verdade - o Deus-Homem, Cristo.

Ortodoxia é a Ortodoxia por causa do Deus-Homem, e não por qualquer outra coisa ou por qualquer outra pessoa. Daí um outro nome para a Ortodoxia, é Deus-humano. Nela, nada existe através homemou pelo homem, mas tudo vem do Deus-Homem e existe através do Deus-Homem. Isso significa que o homem experimenta e descobre sobre a verdade eternafundamental da vida e do mundo, apenas com a ajuda do Deus-Homem, no Deus-Homem. E isso significa algo mais: o homem aprende a verdade completa sobre o homem, sobre o propósito e o significado de sua existência, somente através do Deus-Homem. Fora dele, o homem se transforma em uma aparição, em um espantalho, em uma bobagem. Em vez de um homem, você encontra a escória de um homem, os fragmentos de um homem, os restos de um homem. Portanto, a humanidade verdadeira reside apenas no Deus-Homem; e nenhuma outra humanidade existe sob o céu. 

 Por que o Deus-Homem é a verdade fundamental da Ortodoxia? Porque Ele respondeu todas as questões que torturam e atormentam o espírito humano: a questão da vida e da morte, a questão do bem e do mal, a questão da terra e do céu, a questão da verdade e da falsidade, a questão do amor e do ódio, a questão de justiça e injustiça. Em resumo: a questão do homem e de Deus. 

Por que o Deus-homem é a verdade fundamental da Ortodoxia? Porque Ele provou da maneira mais óbvia, pela própria vida terrena, que Ele é a Verdade eterna encarnada, humanizada e personificada, justiça eterna, amor eterno, alegria eterna, poder eterno: Verdade Total, Justiça Total, Amor Total, Alegria TotalPoder-Total. 

Ele derramou todas as perfeições divinas do céu à terra. E Ele não apenas as trouxe a nós, mas também nos ensinou e nos deu o poder cheio de graça, para que sejam transformadas nossas vidas, nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossos atos. Portanto, nosso chamado é encarná-las em nós mesmos e no mundo que nos rodeia. 

Considere a melhor das melhores pessoas na raça humana. De todos elas, é o Deus-Homem o melhor, o mais importante e o mais eterno. Pois é a santidade dos santos, o martírio dos mártires, a justiça dos justos, o apostolado dos apóstolos, a bondade do bem, a misericórdia do misericordioso, o amor do amor. Por que o Deus-Homem é cada um e todos os aspectos da Ortodoxia? Porque Ele, sendo Um da Santíssima Trindade, o Filho de Deus encarnado, é distinto como Deus, como Consolador, como Defensor, como Mestre e como Salvador. Somente Nele, no todo misericordioso Senhor Jesus, o homem, atormentado por tragédias terrestres, encontra o Deus, que realmente pode dar sentido ao sofrimentoo Consolador, que pode realmente dar conforto a cada infortúnio e tristeza; o Defensor, que pode realmente defender de todo mal; o Salvadorque realmente pode salvar da morte e do pecadoo Mestre, que realmente pode ensinar verdade eterna e justiça. 

O Deus-Homem é cada um dos aspectos da Ortodoxia, pois Ele enaltece infinitamente o homem. Ele o eleva a Deus; Ele faz dele um deus pela graça. E Ele fez isso sem contar o homem menos do que Deus, mas encheu o homem de todas as perfeições divinas. O Deus-Homem glorificou o homem como nenhum outro. Ele lhe deu a vida eterna, a verdade eterna, o amor eterno, a justiça eterna, a alegria eterna, a bondade eterna, a bem-aventurança eterna. O homem tornou-se majestade divina através do Deus-homem. Enquanto o Deus-homem é a verdade fundamental da Ortodoxia, a verdade fundamental de toda heterodoxia é o homem, ou fragmentos de seu ser - razão, vontade, sentidos, alma, corpo, perícia. 

O homem integral não existe na heterodoxia; todo o homem é dividido em átomos, em partículas. E é tudo para a glória e grandeza do homem. Mas, assim como "arte pela arte" é um absurdo, também é absurdo dizer "homem pelo bem do homem". Esse caminho leva a um pandemônio mais lamentável, onde o homem é o ídolo supremo - e em nenhum lugar há um ídolo mais lamentável do que ele. 

A primeira verdade da Ortodoxia é que o homem não existe pelo homem, mas por causa de Deus ou, mais plenamente, por causa do Deus-Homem. Portanto, ficamos com o Deus-Homem em nome do homem. Só n'Ele há uma compreensão do ser do homem; só n'Ele  uma justificativa para a existência do homem. Todos os mistérios do céu e da terra são alcançados nesta verdade, todos os valores de todos os mundos que o homem pode contemplar, todas as alegrias de todas as perfeições que o homem pode alcançar. 

Indireta e diretamente, o Deus-Homem é tudo na Ortodoxia, e assim o homem está n'Ele, mas, na heterodoxia, há apenas o homem. Na sua essência, a Ortodoxia não é outra coisa senão a Personalidade do Deus-Homem, Cristo, estendido por todos os séculos, estendido pela Igreja. A Ortodoxia tem seu próprio selo e sinal pelo qual se distingue. É a pessoa radiante do Deus-Homem Jesus. 

Tudo o que não partilha dessa Pessoa, não é ortodoxo. Tudo o que não tem a Justiça, Verdade, Amor e Eternidade de Deus, não é ortodoxo. Tudo o que quer realizar o Evangelho de Deus neste mundo, através dos métodos deste mundo e através dos métodos dos reinos deste mundo, não é ortodoxo, mas implica na escravidão e na terceira tentação do diabo. 

Ser ortodoxo significa ter o Deus-Homem constantemente em sua alma, viver n'Ele, pensar n'Ele, sentir n'Ele, agir n'Ele. Em outras palavras, ser ortodoxo significa ser um portador de Cristo e um portador do Espírito. 

Um homem alcança isso quando, no Corpo de Cristo - a Igreja - todo o seu ser é preenchido com o CristoDeus-Homem, de cima para baixo. Por esta razão, o homem ortodoxo "está escondido com Cristo em Deus" (Colossenses 3: 3). O Deus-Homem é o eixo de todos os mundos, do mundo do átomo ao mundo dos querubins. Qualquer coisa que se rompa com esse eixo, cai em terror, em torturas, em agonia. Lúcifer rompeu-se e tornou-se Satanás; os anjos se separaram - e se tornaram demônios; o homem interrompeu em grande parte - tornou-se desumano ("não-homem"). Qualquer coisa criada que rompe com Ele [o Deus-Homem], inevitavelmente mergulha no caos e no sofrimento. 

E quando um povo, como um grupo, nega o Deus-Homem, sua história se transforma em uma jornada pelo inferno e seus horrores. O Deus-Homem não é apenas a verdade fundamental da Ortodoxia, mas também o poder e a onipotência da Ortodoxia; pois só Ele salva o homem da morte, do pecado e do diabo. Nenhum homem que seja, nem mesmo a humanidade como um todo, poderia, pode, ou será capaz de fazer isso. O resultado da luta do homem com a morte, o pecado e o diabo é sempre uma derrota, a menos que ele seja liderado pelo Deus-Homem. Somente através do Cristo, o Deus-Homem, pode-se subjugar a morte, o pecado e o diabo. 

Assim, o propósito do homem é preencher-se com o Deus-Homem, em Seu corpo - a Igreja Ortodoxa; para se transfigurar n'Ele por meio de lutas cheias de graça; para tornar-se onipotente. Mesmo que, em corpo, ele ande em oração através do sombrio formigueiro da terra, na sua alma, ele vive acima, onde Cristo está sentado à direita de Deus, pois a sua vida está constantemente estendida entre a terra e o céu, por meio de orações, como um arco-íris que conecta o cume dos céus com o abismo da terra. 

Para tornar-se imortal n'Ele, pelo poder do Espírito Santo, tornar-se Deus, tornar-se o Deus-Homem - este é o propósito, o verdadeiro propósito de toda a raça humana. É também a alegria, a única alegria neste mundo de tristeza ilimitada e amargura tóxica. 

 + + + 

A Ortodoxia é a Ortodoxia através do Deus-Homem. E nós, ortodoxos, confessamos o Deus-Homem, confessamos indiretamente a imagem de Cristo do homem, a origem divina do homem, a divina exaltação do homem e, portanto, também o valor divino e a sacralidade da personalidade humana. De fato, a luta pelo Deus-Homem é a luta pelo homem. Não são os humanistas, mas as pessoas da Fé Ortodoxa, que participam da vida do Deus-Homem, que estão lutando pelo homem verdadeiro, o homem à imagem de Deus e à imagem de Cristo. 


Do Livro "Man and God-Man" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário