segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Uma Sentença de Imortalidade - Man and God-Man - (São Justino Popovich)






Os homens condenaram Deus à morte, mas Ele os sentenciou à imortalidade por Sua Ressurreição. Em troca de golpes, Ele os abraça; em troca de abusos, Ele os abençoa; em troca da morte, Ele dá a imortalidade. Os homens nunca demonstraram tanto ódio a Deus, como quando o crucificaram, e Deus nunca mostrou mais amor para com o homem, do que quando ressuscitou. O homem sempre quis tornar Deus mortal, mas Deus, por Sua ressurreição, tornou o homem imortal. O Deus crucificado ressuscitou e matou a morte. A morte não é mais. A imortalidade cercou o homem e todos os seus mundos.  

A natureza humana foi levada irreversivelmente para o caminho da imortalidade pela ressurreição do Deus-homem, e a própria morte a teme. Antes da ressurreição de Cristo, a morte era terrível para o homem, mas após a ressurreição de Cristo, a morte tem medo do homem. Quando o homem vive com fé no Deus-homem ressuscitado, ele vive acima da morte, fora do seu alcance, a morte é um escabelo de seus pés. "Ó Morte, onde está teu aguilhão? Ó Hades, onde está a tua vitória? "(I Cor. 15:55). Quando morre um homem que pertence a Cristo, ele simplesmente deixa seu corpo como uma roupa, em que ele será novamente vestido no dia do Juízo Final. Até a época da Ressurreição do Deus-homem, a morte era a segunda natureza do homem, sua primeira natureza era a vida e a morte em sua segunda. O homem acostumou-se à morte como sendo algo natural. Mas o Senhor mudou tudo por Sua ressurreição. A imortalidade tornou-se a segunda natureza do homem, tornou-se natural para ele, e a morte - (tornou-se) não natural. Assim como antes da Ressurreição de Cristo, era natural que os homens fossem mortais, então, depois da ressurreição de Cristo, tornou-se natural que os homens fossem imortais. O homem tornou-se mortal e transitório pelo pecado; ele se tornou imortal e eterno pela Ressurreição do Deus-homem.  Nisto está o poder, a força, a grandeza da ressurreição de Cristo. Sem ele, não haveria cristianismo. De todos os milagres, este é o maior. Todos os outros milagres têm esse como fonte e conduzem a isso. A partir dele cresce a fé, o amor, a esperança, a oração e o amor a Deus. Eis os seus discípulos - fugitivos - que fugiram de Jesus quando morreu, voltaram para Ele porque Ele ressuscitou. Eis que o centurião confessou Cristo como o Filho de Deusquando viu a Sua Ressurreição do túmulo. Eis que todos os primeiros cristãos se tornaram cristãos, porque o Senhor Jesus ressuscitou - porque a morte foi vencida. Isto é o que nenhuma outra fé tem, é o que ergue o Senhor Cristo acima de todos os deuses e homens, isto é o que mais certamente mostra e demonstra que Jesus Cristo é o Único Deus e Senhor verdadeiro em todos os mundos. Por causa da ressurreição de Cristo, por causa de Sua vitória sobre a morte, os homens se tornaram, continuam se tornando e continuarão se tornando cristãos. Toda a história do cristianismo não é senão a história de um milagre único, ou seja, o milagre da ressurreição de Cristo, que é ininterruptamente encadeado pelos corações dos cristãos de um dia a outro, ano após ano, ao longo dos séculos, até o Julgamento Final. 

O homem realmente nascenão quando sua mãe traz ao mundo, mas quando ele crê no Senhor ressuscitado, pois ele nasceu para a vida imortal e eterna, ao passo que uma mãe tem filhos para a morte, para o túmulo. A ressurreição de Cristo é a mãe de todos nós, todos os cristãos; é a mãe dos imortais. Pela fé na Ressurreição, o homem nasceu de novo, nascido para a eternidade. "Isso é impossível", diz o cético. Mas você ouve o que o Deus-homem ressuscitado diz: "Tudo é possível para aquele que acredita! "(Marcos 9:23). Aquele que vive com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu ser de acordo com o Evangelho do Ressuscitado Senhor Jesus, é aquele que crê. A fé é a nossa vitória pela qual subjugamos a morte - a  no Ressuscitado Senhor Jesus. Morte, onde está teu aguilhão? O aguilhão da morte é pecado. O Senhor "removeu o aguilhão da morte". A morte é uma serpente, enquanto o pecado é sua presa. Pelo pecado, a morte derrama seu veneno na alma e no corpo do homem. Quanto mais pecados um homem tem, mais feridas ele tem, através das quais a morte derrama seu veneno nele. Quando um homem é picado por uma vespa, ele usa todos os seus poderes para remover a picada. Mas quando ele é picado pelo pecado - esta picada de morte - o que deve ser feito? Ele deve invocar o Senhor Jesus ressuscitado na fé e na oração, para que ele remova a picada da morte de sua alma. Ele, em Sua grande amorosa bondade, fará isso, pois Ele está transbordando de misericórdia e amor. Quando muitas vespas atacam o corpo de um homem e o ferem com muitas picadas, esse homem é envenenado e morre. O mesmo acontece com a alma de um homem, quando muitos pecados a ferem com suas picadas: é envenenado e morre uma morte sem ressurreição. O homem supera a morte conquistando o pecado dentro de si mesmocom Cristo.  Se você viveu um dia sem vencer um único pecado seu, saiba que você se tornou ainda mais mortal do que você é agora. Venceu um, dois ou três dos seus pecados, e eis que você se tornou mais jovem por meio da juventude nunca envelhecida, mais jovem por meio da imortalidade e da eternidade.  Nunca se esqueça de que acreditar na Ressurreição do Senhor Cristo, significa realizar uma luta contínua contra os pecados, contra o mal, contra a morte.  

Se um homem luta contra os pecados e paixões, isso demonstra que ele realmente acredita no Ressuscitado; se ele luta contra eles, ele luta pela imortalidade e pela vida eterna. Se ele não luta, sua fé é em vão. Se a fé do homem não é uma luta pela imortalidade e eternidade, então, diga-me, o que é? Se a crença em Cristo não nos leva à ressurreição e a vida eterna, então, que uso tem para nós? Se Cristo não ressuscitou, isso significa que nem o pecado nem a morte foram vencidos. Se nem o pecado nem a morte foram vencidos, então por que acreditar em Cristo? Pois aquele que, pela fé no Senhor ressuscitado, luta contra cada um de seus pecados, haverá afirmado nele, gradualmente, o sentimento de que Cristo foi realmente ressuscitado, venceu o aguilhão do pecado e, de fato, venceu a morte em todas as frentes do combate. O pecado gradualmente diminui a alma no homem, levando-a à morte, transformando a imortalidade da alma em mortalidade e sua incorruptibilidade em corrupção. Quanto mais pecados um homem tem, mais mortal ele é. Se o homem não sente a imortalidade em si mesmo, ele sabe que ele está nos pecados, nos maus pensamentos, nos sentimentos lânguidos. O cristianismo é uma vocação - uma batalha com a morte até o último suspiro, uma batalha até alcançar a vitória final. Todo pecado é um retiro, toda paixão significa fugir, e cada vício é uma derrota. 

Não devemos nos surpreender que os cristãos também morram corporalmente. Isso ocorre porque a morte do corpo é uma semeadura. O corpo mortal é semeado, diz o apóstolo Paulo, germina e cresce, e é criado um corpo imortal (cf. I Cor. 15: 42-44). O corpo dissolve, como semente semeada, e o Espírito Santo pode acelerá-lo e aperfeiçoá-lo. Se o Senhor Cristo não tivesse ressuscitado em corpo, que uso teria para Ele? Ele não teria salvado o homem inteiro. Se o Seu Corpo não ressuscitou, então, por que ele se tornou encarnado, por que Ele tomou a carne, se Ele não deu nada de Sua Divindade? Se Cristo não é ressuscitado, então por que acreditar nele? Para ser sincero, nunca acreditaria nele se ele não tivesse ressuscitado e não tivesse vencido a morte. Nosso maior inimigo foi morto e nos foi dada a imortalidade. Sem isso, nosso mundo é uma exibição barulhenta de estupidez revoltante. Somente pela Sua gloriosa ressurreição, o nosso magnífico Senhor nos livra da estupidez e do desespero, pois nem no céu, nem abaixo do céu, existe uma maior estupidez do que este mundo sem a Ressurreição; e não há um maior desespero que esta vida sem imortalidade. Não existe um ser, neste mundo, mais miserável do que o homem que não acredita na ressurreição dos mortos. Teria sido melhor que esse homem nunca nascesse.

No nosso mundo humano, a morte é o maior tormento e o horror mais cruel. A liberdade desse tormento e horror é a salvação. Tal salvação foi dada à raça do homem pelo Vencedor da morte - o Deus-homem Ressuscitado. Ele nos relacionou com o mistério completo da salvação por Sua Ressurreição. Ser salvo significa assegurar nosso corpo e alma de imortalidade e vida eterna. Como conseguimos isso? Não de outra maneira que, por uma vida teantrópica, uma nova vida, uma vida no Senhor Ressuscitado e para a Ressurreição do Senhor. 

Para nós, cristãos, a nossa vida na Terra é uma escola na qual aprendemos a nos assegurar a ressurreição e a vida eterna. Para que uso é esta vida, se por ela não podemos adquirir a vida eterna? Mas, para ser ressuscitado com o Senhor Cristo, o homem primeiro deve sofrer com Ele e experimentar Sua vida como sua. Se ele fizer isso, então, na Páscoa, ele pode dizer com São Gregório o Teólogo: "Ontem fui crucificado com Ele, hoje vivo com Ele; ontem fui enterrado com Ele, hoje eu me ressuscito com Ele."

Os quatro evangelhos de Cristo são resumidos em apenas quatro palavras. Elas são: "Христос воскресе! Вaистинy вocкреcе! "(" Cristo ressuscitou! Verdadeiramente, Ressuscitou! "). Cada uma dessas palavras é um Evangelho, e nos quatro Evangelhos está todo o significado de todos os mundos de Deus, visíveis e invisíveis. Quando todos os sentimentos e pensamentos do homem se concentram no grito da saudação pascal: "Cristo Ressuscitou!" - então a alegria da imortalidade abraça todos os seres e, com alegria, eles rugem, "Verdadeiramente Ressuscitou!". 




Do Livro "Man and God-Man" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário